Alguns médiuns de incorporação passam por uma fase (às vezes temporárias outras não) ao qual o médium pode enxergar, ouvir e até sentir o que a sua entidade (caboclo ou exú) está vivenciando.
Mas como saber se sou eu ou a entidade que está de espírito presente em meu corpo?
Isto é simples, por mais que o médium ache que possa ser ele, a entidade faz coisas que o médium quando cru jamais faria, exemplo, na hora de comer o elebó(alimento oferecido ao exu, algumas vezes utilizados como prova para exu), prever ou trabalhar a favor ou contra o médium ou aos consulentes, dizer que vai ajudar e realmente ajudar, isto não tem como uma pessoa crua fazer. Pois aos espíritos cabem ajudar as pessoas e elas jamais ajudariam a uma pessoa que estaria se fingindo, também vemos pessoas com hábitos diferentes, por exemplo vemos pessoas que não fumam fumar, pessoas que não bebem beber, etc.
Mas por que eu vejo e os outros não?
Para esta pergunta não existe um por que descoberto, embora uns poucos guias espirituais digam que o motivo seja falta de concentração do médium, eu já acredito que não por que quando a pessoa chama a entidade(concentra-se para incorporar a entidade) até poderia ser, mas depois de a entidade incorporada a própria já poderia tirar a visão, audição, etc. também temos por certo que nem todos que são médiuns de incorporação passarão a deixar de enxergar ou ouvir, mas isto não torna o médium ou a entidade incorporada mais fraca.
Uma vez me disseram que a minha entidade não precisa que eu me concentre para incorporar em mim é verdade? Por que então ela somente chega quando eu me concentro?
Sim. Mas muitas entidades respeitam o seu médium e não incorporam sem a concentração do mesmo, até porque quando o médium se concentra está autorizando a incorporação. Embora isto não seja empecilho para em fato de uma necessidade real a entidade chegar sem a concentração do mesmo.
Minha entidade de quimbanda, já me deixou mal(tonto, bêbado, etc.) isto quer dizer que eu estou me fingindo?
Não, embora isto não possa ser uma regra, muitas vezes que as entidades se incomodam por algum motivo ou com o próprio médium ou com os presentes a entidade tem a tendência de deixar o seu fluido, o que causa estas sensações, o que é recomendado é que o médium e o espírito seja doutrinado a não o repetir.
Como assim o médium ser doutrinado?
A princípio, muitos ignoram que o corpo tenha de ser alimentado antes de qualquer terreira ou festa de religião, tornando assim muito mais difícil para o espírito incorporado controlar a bebida alcoólica ingerida, sendo que podemos usar um princípio simples, saco vazio não para em pé. Portanto sempre devemos estar bem alimentados para participar de qualquer ritual que envolva incorporação.